Cruzando fronteiras I: Geplant vivencia experiência em Ecofisiologia Florestal na Suíça

Durante o mês de maio, os engenheiros florestais Arthur Vrechi e Eduardo Mattos estiveram na Suíça para um encontro com o Dr. David Forrester, pesquisador do Instituto Federal Suíço de Pesquisas em Florestas, Neve e Paisagem (WSL, www.wsl.ch). A viagem é parte do projeto de inovação em desenvolvimento pela Geplant e que conta com o apoio da FAPESP, por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-FAPESP).

O Dr. Forrester é uma das principais referências mundiais no uso da modelagem ecofisiológica em povoamentos florestais e desenvolve, há mais de 10 anos, trabalhos em universidades e institutos de pesquisa da Austrália, Alemanha e Suíça. Atualmente o pesquisador trabalha na divisão de manejo florestal do WSL com foco no manejo de plantações mistas.

Ao longo de três semanas os pesquisadores da Geplant se dedicaram a tópicos associados à modelagem dos processos de crescimento de florestas buscando aprimorar seus conhecimentos para descrever as interações entre genética, manejo e ambiente, integrando-as às suas ferramentas de trabalho. Um dos pilares da plataforma GPT (Gestão para Produtividade Total), que está sendo desenvolvida pela Geplant, é o uso de conceitos de ecologia da produção.

Assim, os modelos de crescimento processuais (ou ecofisiológicos), que descrevem as interações entre planta e ambiente, permitem explicar a influência dos fatores genéticos, ambientais e de manejo sobre a produção de madeira. O tempo desprendido em terras suíças também possibilitou o contato com pesquisadores de diversas partes do mundo promovendo uma rica troca de experiências sobre manejo florestal.

Em um mundo de rápidas e constantes mudanças, a habilidade de traduzir os efeitos ambientais em números confiáveis que suportem a tomada de decisão é fundamental para reduzir e mitigar os riscos associados à produção florestal. Neste sentido, a Geplant sempre busca inovar, trazendo ciência e tecnologia de ponta para alavancar a competitividade do setor florestal brasileiro.

Publicado em 10 de junho de 2018

Artigos e Notícias

Veja mais
Geplant Tecnologia Florestal Ltda.
CNPJ 22.389.448/0001-81
Website por Index Soluções
Fotografia por Daniel Carvalho